quarta-feira, 4 de julho de 2012




O CONCEITO DA RELIGIÃO PARA OS ADOLESCENTES.
Somos indagados por diversos assuntos pelos nossos alunos em sala de aula. Mesmo que, em alguns momentos, eles nos interrogam baseados nas verdades absolutas que o meio lhes impõe. Aqui, descrevo como exemplo a abordagem feita pela aluna do 8º ano F, na qual a chamarei de R, para não expor a sua identidade. R tem 13 anos e é uma aluna de bom comportamento em sala de aula. O primeiro contato que estive com R foi na Escola Municipal Urbano Pedral, momento em que exerci a direção da referida escola.
Hoje, leciono a disciplina de Ensino Religioso para os anos 8º E e F, e o 9º D, turno vespertino da Escola Dr. Fernando Sá Miranda.  Enfim, no dia 3 de julho, R me indagou se conhecia a “Besta Fera”! Inicialmente, mostrou-me um sinal com a mão direita dizendo que era o símbolo da tal “Besta Fera”. Disse que não conhecia a Besta Fera e nem a queria conhecer. R, então, aproveitou a oportunidade para subestimar os meus conhecimentos bíblicos, ignorando a minha resposta sobre a indagação. Está na Bíblia, professor! E eu, fazendo de conta de que nada sabia sobre o assunto, perguntei-a quem foi que escreveu tal fato. A natural resposta: o povo professor. O senhor nunca leu sobre as profecias contido no livro do “Apocalipse”? Aquele que nos fala sobre o fim do mundo? Não acredito que o senhor nunca ouviu falar da “besta fera”? Descontraído, busquei uma melhor definição melhor de R. Rindo, ela disse que a besta fera é o Papa.
O livro do Apocalipse, escrito por “ São João é de compreensão difícil, porque o autor faz largo uso de imagens, símbolos, figuras e números misteriosos. Isso pode ser facilmente entendido, quando vemos que o livro nasce dentro de uma situação difícil: o povo de Deus está sendo vigiado, perseguido pelas estruturas de poder. Em tais circunstâncias não se pode falar claro principalmente porque o autor pretende mostrar a situação real e traçar uma estratégia de resistência e ação. As comunidades a que ele se dirige entendem essa linguagem, pois estão familiarizados com o Antigo Testamento, onde o autor vai buscar os símbolos”. Relato contido na Introdução ao Livro do Apocalipse.
O Papa é a besta fera? Eu não sabia disso! Quem foi que lhe disse que o Papa é a “Besta Fera”? Foi na sua igreja? A colega confirmou que sim. No momento, arrumei a minha bolsa na mesa do professor para o centro da sala, e comecei o diálogo aberto com R e toda a classe. Disse-a que a atual face da besta fera na atualidade é o próprio homem. O homem predestinado ao bem e ao mal. A simbologia da besta fera, dizia eu, se refere ao homem em seu tempo e espaço, como assim eles, os alunos, irão perceber no processo histórico da humanidade. Somos bestas, idiotas, ferozes e autodestruidores do mundo em que o Deus da Vida nos dá a cada dia.  E a profecia de que o mundo está perto de acabar, professor? Tudo, ao seu tempo, pode ser destruído e renovado. Veja, que em meio a um deserto o homem pode encontrar um oásis para saciar a sua sede.
Fechando o assunto, refutei-a que era preciso ter cuidado com algumas verdades absolutas em que a religião impõe aos adolescentes. Neste momento de formação da personalidade, muita coisa pode levar a vários preconceitos que também simboliza a divisão do ser humano. É preciso olhar, ler, escrever e saber interpretar o mundo com sabedoria. Ter cuidado com a cultura da alienação que cerceia o pensamento e a personalidade dos adolescentes e jovens. As futuras gerações já estão em conflito sobre a herança do comportamento humano na atualidade. E quem sabe se o animal racional não seja a besta fera?
A cultura da alienação, hoje, não só vem pelos meios de comunicação de massa, e sim, também pela religião. Tais instituições usam da comunicação o seu poder de definir conceitos na vida das pessoas, deixando-as em um espaço reduzido para compreender o mundo. Moldam os vários segmentos sociais. Atuam, sobretudo, nas classes menos favorecidas da sociedade. Tendo o aval direto da elite dominante. Difícil mesmo é conscientizar os adolescentes que nós somos produtos dos nossos erros e acertos. E que somos uma besta fera neste mundo de meu Deus!!!
Por Alberto Sousa Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário